Na terapia de casal cada um tem uma queixa diferente do outro. Cada parceiro se sente não compreendido e não atendido nas suas necessidades. Acreditam que a solução de seus problemas conjugais está na mão do outro. Desta forma ficam focados em acusar um ao outro de suas insatisfações na relação e ninguém quer olhar para si mesmo. Ambos têm dificuldades em reconhecer no que falham e estão concentrados em se defender das acusações do outro. Por isso não conseguem sair desse nó na relação e essa luta pode durar décadas.
Algumas técnicas de terapia de casal fazem os atendimentos com o casal juntos na sala do consultório. Essa configuração terapêutica permite que a briga que acontece no lar se repita no consultório, na frente do terapeuta. Isso gera constrangimento dos parceiros ao ser expostos certos assuntos que, se fossem tratados de forma individual, seria mais fácil de encontrar soluções. Um primeiro atendimento juntos para avaliar o tipo de briga pode ser útil ao terapeuta para entender o funcionamento do casal, mas fazer isso em todos os atendimentos não traz soluções.
Por estes motivos a forma de trabalho que proponho é um atendimento dos parceiros em separado alternado com um atendimento juntos. A sessão com cada parceiro de forma individual permite que possamos abordar questões de cada um com suas particularidades. Assim, o atendimento individual propicia que cada um olhe para seu problema na relação e encontre, junto com o terapeuta, formas mais efetivas de satisfazer suas necessidades com o parceiro. Na sessão seguinte, com os dois juntos, colocamos em prática os avanços da sessões individuais.
O ponto principal da terapia de casal é construir um canal de comunicação que permita a ambos se expressar e se abrir nos assuntos íntimos de forma que o parceiro compreenda e acolha as dificuldades do outro. Dessa forma cada um pode usar suas energias para mudar a si mesmo em lugar de usá-las para acusar e se defender.
O benefício imediato dos atendimentos em separado é que o casal começa a buscar novas formas de comunicação e isso acelera bastante o processo. Essas novas formas de comunicação são incentivadas e ajustadas durante as consultas juntos.